Comunidade FIRE no G1

Estava na capa do G1 hoje (sábado, 17 de novembro) uma matéria sobre alguns adeptos do FIRE no exterior. Link aqui, com o título: “Os jovens que escolhem viver modestamente para se aposentar aos 40 (ou antes)”.

Na verdade, a matéria é da BBC e foi republicada pelo G1. Ela menciona o podcast Firedrill* e a regra dos 4%. Achei interessante o dado mencionado sobre a taxa de poupança dos millennials ingleses visando à aposentadoria: apenas 4,6%. Pra mim, isso já é de uma realidade tão distante que não sei nem mensurar. Realmente não sei mais como eu posso gastar mais dinheiro no presente pra aumentar ainda mais minha felicidade.

(*) Não conhecia esse podcast, mas não curto muito esse gênero.

Pessoalmente, acho que a matéria poderia trazer uma reflexão mais interessante, ressaltando que essa filosofia é econômica, social e ambientalmente viável e responsável. Mas acho que o que faltou mesmo foi a indicação de alguma literatura brasileira sobre o tema (por exemplo, o blog que todos nós visitamos diariamente: AA40). Tudo bem, acho que a matéria era estrangeira e só foi traduzida pro português, mas acho que seria legal essa pequena indicação no cenário brasileiro.

Acho que essa foi a primeira vez que vi o movimento FIRE num veículo brasileiro de alcance maciço como o G1. O que vocês acham sobre essa popularidade que o movimento possivelmente atrairá? Pelos comentários que vi na matéria*, acho que não recomendo ninguém a se autoproclamar “praticante FIRE” ainda, mas acho que, de forma geral, a matéria foi boa pro movimento. Acredito, afinal, que nós, FIRE, podemos contribuir pra salvar o mundo.

(*) Quem lê comentário do G1 está mais propenso a ser acometido por depressão profunda pelo decaimento intelectual do ser humano.

7
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
5 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
6 Comment authors
AAA40Stark, o Acumulador CompulsivoSou Poupadorkspovfrugalidadehacker Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
AAA40
Visitante
AAA40

Nossa FH, realmente eles nem mencionaram nossa vibrante comunidade FIRE, mas realmente só copiaram e traduziram matéria gringa.
O que realmente precisamos é de uma matéria em um grande jornal como o estadão como foi com o NYTimes.
Abraço e obrigado por mencionar o AA40

Sou Poupador
Visitante

O que vocês acham sobre essa popularidade que o movimento possivelmente atrairá? Olha, sinceramente não acredito que as pessoas entrem nessa. Isso porquê é uma decisão muito pessoal, com influência de vivências financeiras pessoais e familiares. A maioria quer mesmo é gastar, pois o conceito aceito majoritariamente e difundido é que torrar dinheiro é mais legal do que esperar as sementes germinarem. O AA40 tem razão, poderiam ter mencionado o AA40. Também escrevemos um pouco sobre esse assunto em nosso Blog. Se quiser dar uma olhada: https://www.soupoupador.com.br/

Podemos também fazer a parceria no BlogRoll?
Um abraço, Poupador.

AAA40
Visitante
AAA40

Escrevi um pouco sobre a popularidade que o movimento conseguirá e principalmente a repulsa das pessoas. Não vejamos isso com algo ruim. FIRE é para poucos, veja o por que:
http://www.aposenteaos40.org/2018/11/fique-feliz-que-existam-pessoas-que-nao.html

Stark, o Acumulador Compulsivo
Visitante

Acho que a divulgação ampla da comunidade faria algumas pessoas entrarem nessa, sim. Vejo que a adesão aos “mentores financeiros” do Instagram e Youtube tem crescido a cada mês. Acho que a cada dia que passa tem mais gente poupando para o futuro, mesmo que ainda não saibam ao certo o que estão fazendo.
http://www.acumuladorcompulsivo.com